h1

DESAQUECIMENTO DO RPG ? MENTIRA OU VERDADE?

agosto 29, 2008

pra todos ficarem “ligados”, aquí vão as novas notícias do mundo do RPG…

tudo transcrevido de gente com mais experiência que eu:

REDE RPG http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=5600

A REDERPG vem a público informar uma mudança na programação das atualizações do portal. Elas continuarão a ser diárias, mas a partir de hoje teremos apenas uma entrada por dia.

Já há algum tempo o mercado de RPG vem enfrentando um sério “desaquecimento” e isso vem se refletindo na falta de notícias e novidades, apesar do “tsunami” que a 4a Edição do D&D vem provocando. Sem falar na crise que o RPG brasileiro vem sofrendo desde 2005.

Muitas vezes temos que interrromper alguns trabalhos importantes (netbooks gratuitos da REDE, material produzido por nossa Equipe, Iniciativa OGL 20, etc) para ficar cuidando do agendamento de notícias para o portal.

Esperamos contar com a compreensão de todos.

Nós é que agradecemos a todos vocês, especialmente ao Th_Ar_Al pelas inestimáveis contribuições que sempre fez.

Infelizmente nosso hobby anda muito mal, e mais ainda aqui no Brasil. Gostaria sinceramente que esse fosse um problema apenas da REDE, mas não vejo nenhuma outra iniciativa, portal ou o que quer que seja tendo algum destaque ou bombando por aí. Muito pelo contrário, tudo parece bem devagar, quase parando…

Infelizmente tivemos que adotar essa medida, porque estava complicado manter nossa quantidade de atualizações. Eventualmente, sábados, domingos e segundas, colocaremos duas entradas, quando houver material ou necessidade para isso, mas o padrão será mesmo uma por semana.

Grato a todos em nome de nossa Equipe.

Um grande abraço,

Marcelo Telles
Coordenador da REDERPG

O QUE DIZ O PESSOAL DA ÁREA RPG
Giltonio Santos escreveu:
>
>
>     Por isso, gostaria de ouvir as opiniões da galera aqui (que conta,
>     inclusive, com um povo que tá mandando brasa nos lançamentos pelo
>     meu modo de ver as coisas). O mercado tá mesmo meio morto ou foi o
>     referido portal que chutou todos os colaboradores e agora amarga as
>     consequências de simplesmente… não ter mais ninguém que queira
>     colaborar? =)
>
>
> Eu sempre truquei esse papo de crise, e com a Jambô e a Devir fazendo
> ótimos lançamentos, além da 4E, Forgotten e o Pathfinder esgotando com
> um dia de GenCon, sendo que a primeira não sai da lista de hot sellers
> da Amazon, dizer que o mercado de RPG gringo também enfrenta crise é
> complicado. Se a Wizards não estiver blefando, então nunca antes se
> vendeu tanto RPG…

Pois é, a não ser que esteja rolando uma mega conspiração internacional
(I want to believe!), a 4ª edição do D&D não só se esgotou ainda na
pre-venda, como os caras da Wizards também esgotaram o estoque que
levaram para a Gen Con do básico de Forgotten Realms duas vezes, e do
Player’s Handbooks logo no primeiro dia
(
http://www.areacinza.org/?p=424), enquanto o Pathfinder RPG Beta
Playtest Edition da Paizo também sumiu do estande da Paizo antes do fim
do evento. (
http://www.areacinza.org/?p=432)

(Pô até justifiquei os links jabá, admitam!)

Essa semana o site ICv2 (http://www.icv2.com), maior referência
especializada sobre o mercado de produtos relacionados à cultura pop
(animes, mangas, jogos eletrônicos e de mesa, quadrinhos e brinquedos),
divulgou sua tradicional lista dos mais vendidos do quadrimestre em
diversas categorias de jogos
(
http://www.icv2.com/articles/news/13174.html), e surpresa, eles falam
que enquanto os cards tiveram um queda, as vendas de RPG e board games
mantiveram a categoria-mãe Hobby Games em alta, compensando assim o
desfalque dos cards. Isso parece crise do mercado de RPG?

Sem entrar claro no mercado nacional, com a 4ª edição em português
chegando menos de seis meses após o lançamento gringo, Mutants &
Masterminds bombando ao ponto de já ter outro suplemento em 2008, e por
ai vai…

> Se nenhuma iniciativa está bombando hoje, então eu não sei o que é a
> Área, que tem picos de mensagens diárias superiores aos da Rede com 20%
> dos membros da mesma. Vale lembrar que a lista nunca teria decolado se a
> comunidade blogueira não tivesse comprado a idéia, então fica impossível
> ignorar Área Cinza, Covil, Dados Limpos, D3Sys, CarecaLab e todos os
> outros que eu não tô lembrando de cabeça como iniciativas atuais e que,
> se não representam os anos dourados da Spell individualmente, juntas
> formam algo pra ser levado em consideração /sim/.

Não sou um grande entendedor de internet, comunicação ou mídias
digitais, mas meu senso comum me diz que o que pega são fontes rápidas,
agéis, ainda que fragmentadas, com informação muitas vezes opinativa e
orientada. Qual a utilidade de um mega portal? Até o ENWorld, por melhor
e mais foda que seja, muitas vezes me parece com um grande sistema de
fóruns articulado com uma página principal que coleta/agrega informações
de outros lugares. E agora eles tem um sistema bacaninha de blogs
internos, que alimenta a página principal e já conta com 100 blogs
inscritos. Mas ainda assim, atualmente nem o scoop eles escrevem mais
como antigamente, só mandam o link para a página de onde vem a nóticia
original…

> O problema é que se fala demais em crise. Ao invés de chorar crise, o
> negócio é colocar material de qualidade nas prateleiras e ver ele ir
> embora, como acontece, por exemplo, com a Jambô. Não posso entrar em
> detalhes sobre o que não me diz respeito, mas o Rocha, que escreve pra
> C7L e Tormenta, pode dizer de cátedra se a crise está na RedeRPG ou no
> mundo.

Cara a crise é igual chifre, algo que colocaram na sua cabeça : )
Mas sério, o lance é deixar a crise com os crisentos e tocar o barco. No
fim das contas essa é a grande divisão que eu  vejo no RPG nacional – os
que se divertem mexendo com isto e os que não!


Rafael Rocha

Área Cinza
http://www.areacinza.org
Notícias Sobre a Indústria do RPG e o Mundo Nerd em Geral

Secular Games
http://www.seculargames.com
A Primeira Editora Nacional de Livros de RPG em Formato Digital

Tomem suas conclusões…
pessoalmente eu acho que esta rolando mais uma transição entre gerações do que crise, mas…
14 comentários

  1. Não adianta, quando se trata de um jogo onde vc compra uns livros e junta seus amigos pra jogar…. o máximo de novidade que vc vai encontrar é as historias de cada sessão jogava(dai nos temos nossos assuntos pra blog)… Quanto a produtos lançados e novos sistemas,eu parto do princípio que os rpgistas em geral estão ficando muito intolerantes…sabe aquela coisa de “eu comprei todos os livros de d&d 3.5 e dai veio o 4.0, que bosta de sistema”..mas isso falando dos velhos, até porque pra mim os jogos em geral estão sofrendo uma alteração fodida em relação as gerações….não esta sendo feito jogos pra essa geração mais antiga que é a nossa, porque nós somos clássicos e gostamos de coisas clássicas…e sim para o publico mais novato e incrivelmente “comercial” …Podemos pegar como exemplos os MMORPG, mas que merdas são essas que estão sendo lançadas agora??? O que acho que vai acontecer agora,é esperar a criançadinha aí que começou jogando cards no colégio pegar experiência e a crise passa.

    err

    falei demais

    beijos

    Eve Blood.


  2. Fui só eu que fiquei com a impressão de que a dita “crise” não passa de mera lorota, para comover o público e fazer este comprar mais? Até porque, fazendo um histórico mental aqui, essa tática já foi usada antes não? Resumindo: Já vi essa história antes…


  3. Eve, quando você fala de novidades, você se refere a temas aos quais o rpg pode se utilizar? Porque se for, eu discordo de você. Os livros de RPG podem abranger uma enorme gama de temas, o que ocorre é que no Brasil, infelizmente, é que nos não temos uma diversidade tão grande a nossa disposição… Concordo com você com relação a intolerância, mas não apenas pelo fato que você apontou, mas sim, pela mitificação que se fez do D&D e do Forgotten Realms. Tem muita gente que acha que se não jogar o referido sistema e cenário não estão jogando RPG! Beira o absurdo, mas é verdade. O cara acha que os dois são clássicos e que portanto são o auge da coisa, são os melhores….Besteira! E é ai, que mais uma vez, discordo de você quando fala que tem os clássicos e coisas clássicas… Mas no final, como disse a cima, acho que esse papo de crise é só mais uma tática pra obrigar o mesmo pessoal a comprar mais livro…Sabe como é, correr atrás de um publico novo cansa, é melhor fazer chantagem emocional com os velhos jogadores que eles acabam comprando.


  4. meu que posts longos, mas beleza
    como eu acho, esta ocorrendo uma transição entre gerações


  5. Eu não estava falando sobre as diversidades que o RPG possa atribui,mesmo porque elas são inúmeras.

    E quanto ao termo clássico eu me referi ao que a própria palavra quer dizer,no caso “aquele que entrou pra história”….po 3.5 com certeza.
    SEm contar que eu sou cabeça dura e vim de família de italianos hahahaha fugir da tradição é complicada, eu mesma particularmente não gostei do 4.0 ou do vampire requiem….claro tem la suas coisas que melhoraram e muito…mas no geral eu busco diversão, e me divirto mais com os clássicos…é eu to intolerante eu sei hehehehe

    e sim, pra mim isso tudo é transição de geração.


  6. vivi tudo é uma questão de costume, imagine se você nunca conhecesse o Vampiro antigo e jogasse requiem, e derrepente te apresentassem o Vampire a máscara, você ia odiar…

    quantos caras que tem i WII ou PS3 em casa e ainda passam horas jogando ROMs do SNES???


  7. isso aih aguirre.. botei fé q agora to vendo um blog serio de rpg… dia 13 to aih… vou tentar chegar dia 12, daih jogamo d&d…
    abrass


  8. sim…questão de costume eu sei… por isso eu citei a “intolerância”, saca?
    Ta tudo muito intolerante, eu to intolerante,enfim, tu entendeu hahahah


  9. Sabe o que é engraçado? Para todo lado que você olha, tem notícia boa. É a White Wolf esgotando o novo Hunter: The Vigil ainda na pre-order da Amazon, é Pathfinder tendo dezenas de milhares de downloads e esgotando em menos de 4 horas no primeiro dia da Gen Con, é o livro de cenário do Pathfinder esgotando na mesma Gen Con, é o D&D 4E esgotando na MESMA Gen Con onde já havia esgotado os dois livros da linha Pathfinder…

    E no Brasil, é a Jambô lançando um livro atrás do outro, trazendo linha atrás de linha e expandindo essas mesmas linhas continuamente. É a Devir lançando e vendendo bem o novo Mundo das Trevas, é a Devir prometendo lançar a 4E ainda esse ano, mais rápido que qualquer edição do jogo que tenha saído por aqui.

    É nascimento de Blogosfera de RPG que era inexistente até então, nascimento de agregador de blogs de RPG, encontro de Blogs de RPG dentro do EIRPG, enfim. Pra todo mundo a coisa tá boa.

    Então, por que só pra esse referido portal a coisa não está boa? Como em tempos em que se vende RPG feito doido os caras conseguem falar em crise? Só se for crise de competência.


  10. Sem falar que é muito estranho que a industria de RPG ande na contra-mão da economia como um todo, que viu uma bonança do consumo nos últimos anos e não dá sinais que vá parar de crescer tão cedo.


  11. Eu quase chorei de rir quando li os comentários das pessoas no link dando força ao argumento da falência do RPG. Adoro piadas, aguirre


  12. na vida real a gina mara espindola jordao é mulher


  13. eu quero ver as fotos da gina mara espindola jordao


  14. eu quero que conclui se na vida real a gina mara espindola jordao é mulher



Deixe um comentário

